Maca Peruana Para que serve?

5 (100%) 4 votes

cordilheira-dos-andesOriginária da região da Cordilheira dos Andes, a Maca Peruana é um tubérculo que tem seu formato muito parecido ao de um rabanete. No entanto, o verdadeiro sucesso dela veio por causa de um dos seus benefícios, que é o aumento da libido.

Por isso mesmo é que a Maca Peruana é considerada como um estimulante sexual e poderoso energizante. Isso sem falar que ainda ajuda a emagrecer, entre outras propriedades medicinais.

O nome da planta é Lepidium meyenii, mas ela também é conhecida como Ginseng-dos-antes ou Viagra natural.

Mais do que isso, ela ainda é considerada um superalimento, pelo fato de que é rica em fibras e também em gorduras essenciais, que ajuda a nutrir o corpo e favorecem o aumento de energia e disposição física.

O melhor de tudo é que esse é um produto relativamente fácil de ser encontrado. Isso porque mesmo que não seja possível encontrar ele in natura, diversas lojas de produtos naturais e suplementos o vendem em forma de cápsulas ou em pó para ser misturado à preparos.

O fato é que a Maca Peruana é um verdadeiro sucesso no mundo inteiro e seu maior uso é como poderoso estimulante sexual, visto que ajuda a aumentar a libido e a disposição sexual.

Então, para saber um pouco mais sobre a Maca Peruana, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá?!

Maca Peruana Para que serve?

maca-peruanaComo já foi dito acima, a Maca Peruana é um ingrediente muito completo, cujo uso pode ter diversas finalidades. Além disso, é um tubérculo utilizado há milhares de anos pelos povos andinos por causa de seus muitos benefícios. Veja para que serve a Maca Peruana:

  • Ajuda a aumentar a libido
  • Atua diminuindo a ansiedade (o que contribui para o tratamento da ejaculação precoce)
  • Reduz sentimentos depressivos
  • Ajuda a otimizar a produção de hormônios
  • Eleva a frequência de ereções
  • Promove uma maior sensação de bem-estar
  • Auxilia na diminuição dos sintomas característicos da menopausa

Justamente por causa da maioria dos efeitos citados acima é que a Maca Peruana é amplamente utilizada como um estimulante sexual, reduzindo, inclusive, problemas de fertilidade.

Mais do que isso, ela também é utilizada como um suplemento para o processo de emagrecimento. O fato é que ela não atua acelerando o metabolismo nem a queima de gordura, mas ajuda sim nos níveis de energia que são fundamentais para a realização de atividades físicas.

Benefícios da Maca peruana para Homens e Mulheres

beneficios-tribulus-terristrisEstudos realizados analisaram o uso da Maca Peruana em homens com idade entre 22 e 44 anos durante um período de 4 meses. O resultado mostra um aumento na produção de sêmen, bem como na contagem de espermatozoide e na mobilidade dos mesmos.

Isso significa que o uso dessa substância ajuda a aumentar a fertilidade de quem a utiliza.

Já outros pesquisas mostram que a Maca Peruana ganha destaque pelo fato de aumentar os níveis de desejo sexual e diminuir a ansiedade e o estresse.

O que se acredita é que ele atua de forma direta no hipotálamo e também nas glândulas suprarrenais. Por isso o seu efeito estimulante.

Por isso, como já foi dito antes, que ele aumenta a disposição e diminui o cansaço, a fraqueza e a fadiga, combatendo o estresse e a falta de energia. Vamos conhecer outros benefícios da Maca Peruana:

  • Ajuda a combater o diabetes: previne que a doença se desenvolva diminuindo a velocidade com que o corpo absorve a glicose, evitando assim a liberação de grande quantidade de insulina de uma só vez.
  • Proteção para o coração: por possuir ômega-3 ela atua na saúde do coração, por seu efeito regulador do colesterol e vasodilatador. Assim, o ômega-3 da planta ajuda a diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom. Além disso, a maca ainda está envolvida no controle da hipertensão e de gorduras no sangue.
  • Prevenção da osteoporose: questão de muita preocupação para mulheres na menopausa, a osteoporose merece atenção. Felizmente, a maca peruana ajuda a prevenir a doença, visto que apenas 100g do alimento oferecem 150mg de cálcio.
  • Ajuda a tratar anemia: cada 100g de maca possui cerca de 16,5 mg de ferro, essencial para a síntese dos glóbulos vermelhos do sangue e o transporte de oxigênio ao corpo.
  • Ajuda o sistema imunológico: é conhecida como um revigorante para o corpo. Além disso, aumenta a força e a resistência muscular.

Como tomar Maca Peruana?

tomar-maca-peruana-em-capsulasObviamente que a dosagem diária pode variar de acordo com a finalidade desejada por cada pessoa. No entanto, estudos mostram que uma dose de 3000 mg por dia já é suficiente para aproveitar os seus benefícios.

Essa dose total deve ser dividida em 3 administrações por dia, sempre acompanhada de uma refeição. O uso do produto não deve ultrapassar os 4 meses de duração.

Mesmo assim, vale ressaltar que o médico irá avaliar cada caso individualmente para que seja possível determinar a melhor dosagem e tratamento usado a Maca Peruana. Por isso, sempre fale com seu médico nutricionista ou naturopata antes de fazer uso da mesma em cápsulas.

Vale lembrar ainda que a Maca pode ser consumida como alimento, visto que pode ser encontrada em forma de raiz ou de pó. Para isso, basta adicioná-la em preparos de pratos ou então em bebidas, respeitando a porção de 2 até 3 colheres de chá.

Efeitos colaterais

A Maca Peruana é um alimento que normalmente é muito bem tolerado por quem a utiliza, não havendo histórico e descrição de efeitos secundários.

Mesmo assim, é importante ressaltar que pode haver reação de hipersensibilidade ao mesmo. Por isso, é importante sempre fazer um teste com uma pequena dose antes de começar o uso, contando com a orientação de um médico.

Para quem não é indicado?

Como já foi dito anteriormente, a Maca Peruana é, normalmente, muito bem tolerada, sendo um produto amplamente utilizado no mundo inteiro.

No entanto, assim como qualquer outro produto com ação estimulante, ela não deve ser utilizada por mulheres grávidas ou que estejam em processo de amamentação.

Mais do que isso, o uso da Maca não é recomendado para crianças ou pessoas que possuam histórico de câncer ou doenças dependentes do estrogênio. Isso vale mesmo que não ainda não exista um consenso sobre sua ação nos hormônios.

😉

Leave a Reply